• ARCHTTNK DSGN

Vários são os motivos para você não deixar de conhecer o trabalho do Studio Architetonika Nomad.

Sintonizados com as tendências da moda nossos arquitetos, designers de interiores e decoradores são especialistas em produzir projetos atemporais, repletos de bossa e capazes de contar a história de vida dos clientes que elegem a Architetonika, para chamar de sua, através dos ambientes que assinam.



A Architetonika é capaz de se conectar com os mais diversos estilos e promover projetos com conceitos que têm tudo a ver com o novo modo de vida adotado pelas pessoas, seja na urbe, na praia, no campo ou em qualquer outro lugar.

O que nos mantém atuais são nossas pesquisas, viagens em busca de referências e novas inspirações. O bom relacionamento que mantemos com todos os nossos fornecedores - estes, comprometidos com a excelência, cada um no seu nicho de atuação - e também a facilidade de nos conectarmos com nossos clientes e aproximarmos a realidade, tanto de projeto quanto de obra, da vida deles, na busca da definição do projeto perfeito que se tornará o lar perfeito para eles, assinado por nós.






Coordenação perfeita de materiais, cores e formas.



É necessário um canal aberto e muito diálogo para que o cliente possa expressar e transmitir todos os seus desejos acerca do novo projeto. Na reunião de briefing é importante que estejamos completamente livres de influências de estilos decorativos que estejam na moda. Explico, cada cliente tem seu estilo próprio, independente de ser clássico, neoclássico, moderno ou cosmopolita e é ponto crucial que saibamos interpretar qual o estilo que melhor atenderá nosso cliente para só ai, então, definirmos o que chamamos no Studio Architetonika de - astral do projeto.

Uma vez que identificamos o estilo do projeto, adiantamos alguns dos processos que normalmente são deixamos para etapas posteriores. Após a aprovação do layout do mobiliário fixo costumamos especificar as peças soltas - que podem ser adquiridas nessa etapa da obra ou posteriormente, desde que não sejam alteradas - para que possamos eleger a posição de pontos elétricos, tipos de revestimento, texturas, tonalidades e toda uma série de outros itens necessários para o desenrolar harmônico dos projetos e a perfeita compatibilização deles.

A compatibilização dos projetos evita que sejam necessárias modificações em obra - normalmente feitas em decorrência de escolhas feitas tardiamente e que exigem alteração de projeto, desde pequenas até grandes alterações, que geram desperdício de tempo e dinheiro. Na Architetonika evitamos retrabalho, alteração de projeto e consequentemente reduzimos o prejuízo causado pela ausência de boa coordenação dos projetos em tempo real.




Sabe aquele projeto de cinema, com peças decorativas valorizadas, cores confortáveis e móveis lindos? Essa casa de cinema só chama a sua atenção por ter perfeita coordenação de todos os elementos, mas isso a maioria das pessoas não percebem. Não se dão conta de que para atingir aquele resultado precisam realizar um projeto coerente e bem coordenado.

Acredito que se você leu até aqui é porque está envolvido com assuntos inerentes ao tema do blog -´arquitetura, design e interiores - seja profissional da área ou porque você comprou um imóvel novo ou pretende reformar e precisa de projetos de arquitetura ou interiores. Sendo assim, penso que podemos conversar mais abertamente sobre todos os processos que envolvem as questões de projeto, execução e finalização de obra e foi com esse intuito que abrimos o blog, para manter um canal de comunicação transparente e aberto com você.




Todos sonhamos com um lar que expresse nossa identidade através de sua decoração. Um lar que acolha nossos amigos e família em momentos de celebração e que seja para nós um misto de templo, refúgio e fortaleza. Aqui no Studio somos constantemente procurados por clientes que tomados por emoção e pelos desejos projetados nesse lar iniciaram a reforma por conta e se perdem no caminho, não conseguindo se identificar com a obra - muitas vezes à essa altura parada por o cliente não saber o que fazer, ou não porque pesquisaram suficiente para escolher o profissional certo para por no papel o projeto que reflita seu estilo de vida e identidade e desistiram antes do projeto ficar pronto. Nossa linguagem de projeto plural e as considerações relevantes facilmente identificáveis nos interiores que assinamos, se faz notar através da sofisticação e perfeito equilíbrio entre os elementos decorativos, mobiliário, papéis de parede, tapetes e luminárias e isso tem chamado a atenção do público de forma significativa. Esse foi nosso segundo estímulo para publicar o blog. A possibilidade de mostrar e falar mais abertamente sobre os projetos que executamos e os que estão sendo executados nos pareceu uma ótima forma de justificar, defender e falar sobre nosso DNA de projeto.





Já falamos de forma genérica sobre pontos relevantes do processo de coleta de informações, de alguns dos aspectos que trabalhamos de maneira inversa na composição dos projetos e agora pretendo abordar o tema com mais exemplos para que possam ter maior familiaridade com a nossa maneira de trabalhar.

Na foto acima você vai identificar um elegante bar com adegas de portas duplas e frigobar. No nicho de mármore Machia Oro Branco Paraná da Paraná Granitos, com bordas chanfradas, o fundo é em pietra fina iluminado, o que valoriza todos os elementos decorativos expostos dentro dele. Acima do nicho as portas do móvel de marcenaria são ripadas e há intervalos entre as ripas para permitir a circulação de ar. A adoção de portas ventiladas nesse projeto foi necessária pois os equipamentos de automação, áudio e vídeo ficam guardados dentro desse armário. Todas as luzes, telão e sistema de som são controlados por esses equipamentos através de celulares ou Ipad disposto no painel de marcenaria ao lado do telão. Para que esse móvel de marcenaria fosse projetado precisamos eleger as adegas e frigobar, ler seus manuais técnicos e adaptar ao projeto os intervalos entre cada equipamento para que houvesse circulação de ar e as máquinas não super aquecessem. Isso definiu o tamanho do móvel. Para que o nicho de mármore não danificasse a estrutura do móvel com sobrecarga de peso foi feito um cálculo para distribuir estruturas metálicas de reforço na modulação da marcenaria. A iluminação, feita por lampadas tubulares em LED na cor fria, exigiram um cálculo para que fosse especificado o tamanho correto de fonte e também foi previsto um acesso, através do móvel de marcenaria, para possível manutenção dessa fonte.É importante considerar todos os aspectos técnicos de cada equipamento para facilitar a manutenção futura dos mesmos.

Os últimos detalhes eleitos foram os acabamentos. Já sabíamos que trabalharíamos com mármore natural e MDF, mas ainda não sabíamos as tonalidades. Noto que as pessoas, de forma geral, enxergam o trabalho dos escritórios de arquitetura dirigidos para o design, ou mesmo para detalhes de finalização, quando na verdade todo o processo criativo passa por questões técnicas que precisam ser consideradas desde o inicio do projeto. A experiência de um escritório de arquitetura, com projetos relevantes e complexos em seu portfólio, permite que a obra seja executada em menor tempo, com menos desperdício de valores em canteiro de obra e com maior tranquilidade, desde que, os processos e etapas sejam compreendidos e respeitados pelo cliente. É fundamental a boa convivência entre escritório e cliente para que o resultado satisfaça a ambos.



258 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Telefone: (41) 3079-1373